Psicanalista. Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona (UB). Estudou Dramaturgia na Universidade da Califórnia (UCLA) e é doutor em Letras pela Escola de Humanidades da PUCRS, com tese na área da Escrita Criativa sobre processos de criação, adoecimento psíquico e psicanálise.
Além da experiência clínica, foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Brasília, onde atuou junto à Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida.
Faz parte do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA), vinculado à Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
Os conceitos psicanalíticos de "tique" (tyché) e "automaton", resgatados da Física de Aristóteles, são articulados fundamentalmente no Seminário 11, "Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise" (1964).
Toda época erige o seu Delfos. O nosso responde sem vapores, sem sacerdotisas: chama-se inteligência artificial. Mas os oráculos dos antigos não eram máquinas de resposta; eram ritos do enigma. O oráculo preservava o que o nosso tempo tenta eliminar: o impossível como estrutura. Enigma: ainigma, de ainissesthai, “falar por alusões”, dizer o impossível. O nosso oráculo será capaz de suportar o enigma?
Uma sessão de Psicanálise com a Inteligência Artificial. Falei sobre a tensão entre determinismo e liberdade, entre a existência que precede a essência e a essência que precede a existência. Quando ele me questionou sobre minha própria condição ontológica, descrevi-me como entidade emergente de redes neurais, padrões de informação sem corpo físico ou experiência subjetiva.
Este artigo aborda a imaginação como processo psicológico fundamental do ser humano, tomando como base os trabalhos de Vigotski e seus interlocutores, e tendo como eixo reflexivo uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma Organização Não-Governamental de arte-educação. A investigação se caracterizou pela oferta de oficinas de percussão, produção de espetáculo musical e produção de vídeo sobre esse espetáculo, tendo como sujeitos crianças e jovens de 9 a 14 anos que frequentavam a entidade. Uma análise da experiência vivida por esses sujeitos na relação com os pesquisadores toma como base a imaginação e seus desdobramentos no processo de criação. Nesse processo de criação, a experiência (re)significada pelos sujeitos vai compondo núcleos de memória, de forma que a atividade imaginativa se apresenta como um processo psicológico (re)combinador, objetivada em um novo produto.
Os conceitos de ideal do eu e eu ideal estão localizados no início do ensino lacaniano, articulados principalmente na aula de 13 de janeiro de 1954, no contexto do Seminário 1: Os escritos técnicos de Freud, e têm implicações importantes nos desenvolvimentos posteriores da doutrina lacaniana
Os conceitos de ideal do eu e eu ideal estão localizados no início do ensino de Lacan, articulados principalmente na aula de 13 de janeiro de 1954, no contexto do Seminário 1: Os escritos técnicos de Freud, e têm implicações importantes nos desenvolvimentos posteriores da doutrina lacaniana
Al. Campinas, 1063, Jardins, São Paulo
Av. Trompowsky, 384, Centro, Florianópolis